SAIBA MAIS

Mulher em dor
ioga grávida
Mulher grávida malhando

ENDOMETRIOSE

Você já ouviu falar?
Conhece alguém que tem? Cólica, menstruação desregulada, dor fora do período menstrual, infertilidade. De uma forma geral, as apresentações clínicas de cada um dos tipos de endometriose variam entre os pacientes e as recomendações de tratamento geralmente são baseadas de acordo com sintomas e/ou status de fertilidade da mulher. A endometriose é classificada como superficial (ou peritoneal), ovariana (endometrioma) e profunda (definido como lesões infiltrantes com mais de 5 mm de profundidade).

ASSOALHO PÉLVICO, GESTAÇÃO E ATIVIDADE FÍSICA

A força dos músculos do assoalho pélvico pode diminuir durante a gravidez e após o parto, devido a processos fisiológicos e alterações na posição anatômica da pelve e na forma da pelve músculos do assoalho.
Essa diminuição da força muscular facilita o aparecimento de alterações músculo-esqueléticas, levando à incontinência urinária, laceração perineal e dispareunia. A incontinência anal também tem uma clara associação com laceração perineal, especialmente quando a laceração envolve o esfíncter anal.

ATIVIDADE FÍSICA E GESTAÇÃO

Atualmente, a recomendação da prática de atividade física durante a gestação já está inserida nas academias e estúdios de ginástica. O avanço da Ciência, e os estudos na área, já comprovaram os benefícios físicos e psicológicos que a atividade física pode trazer para a gestante, além da prevenção de algumas doenças, como a Depressão, Diabetes Gestacional e Pré-Eclâmpsia.