Captura_de_Tela_2020-03-02_às_14.51.23.p

TEXTO POR: FERNANDA ZANON

Personal Trainer Especialista em Gestação e Puerpério

ATIVIDADE FÍSICA NA GESTAÇÃO

Atualmente, a recomendação da prática de atividade física durante a gestação já está inserida nas academias e estúdios de ginástica!!


O avanço da Ciência, e os estudos na área, já comprovaram os benefícios físicos e psicológicos que a atividade física pode trazer para a gestante, além da prevenção de algumas doenças, como a Depressão, Diabetes Gestacional e Pré-Eclâmpsia.

A princípio, todas as mulheres podem praticar atividade física no período gestacional, com exceção das que possuem alguma contra-indicação, que será definida pelo seu médico obstetra. Por isso a importância de manter o contato entre professor/médico e a necessidade da apresentação obrigatória de um atestado médico antes de começar qualquer tipo de atividade física.


Mesmo com esse cuidado, o profissional deve ficar atento a alguns sinais que a gestante pode apresentar durante a prática de exercícios, tais como: sangramento vaginal, contrações persistentes e dolorosas, algum tipo de corrimento vaginal, dor na cabeça ou peito, fraqueza muscular, dificuldade respiratória, dores ou inchaço nas panturrilhas.

Exercícios de força, tonificação muscular e treinamento aeróbico são recomendados em todas as fases gestacionais, que são divididas em trimestres.


Exercícios respiratórios também são muito importantes dentro da periodização de treinamento. A recomendação é de 150 minutos de atividade física semanal, podendo ser dividida em 3 dias na semana, com intensidade leve a moderada.

Cada fase gestacional demanda um tipo de cuidado, tanto na definição de exercícios a serem praticados, como com o psicológico da mulher, decorrente das alterações hormonais. Mudanças posturais, sobrecarga articular, dores articulares, cansaço, emotividade da gestante, são alguns fatores que influenciam na hora de prescrever os exercícios físicos.

A importância de se praticar uma atividade física com um profissional especializado está na segurança da prescrição, nos cuidados e adaptações que se deve estabelecer para que a gestante não desenvolva, por exemplo, uma Diástase Abdominal Patológica ou uma Incontinência Urinária, devido a uma sobrecarga maior no Assoalho Pélvico.


Também é função do profissional garantir segurança para a gestante durante toda a prática da atividade, evitando quedas, torções, assegurando o bem-estar da mulher durante todo o período que estiver praticando qualquer tipo de atividade física.